Projetos >> Arquitetura e Memória

Igreja de Nossa Senhora do Desterro – Desemboque

No antigo vilarejo do Desemboque, localizado no município de Sacramento MG e, outrora, ponto de partida para o imenso Sertão da Farinha Podre, essa aparece como a igreja mãe ou "alma mater." A própria situação do povoado, a tão grande distância do litoral e do centro administrativo da colônia, o Rio de Janeiro, pode ter influenciado na escolha do orago; é como se o Desemboque fosse mesmo um lugar de desterro colocado, entretanto, sob o poderoso patrocínio de Nossa Senhora, ponto central da teologia católica para cá transplantada pelos portugueses da península ibérica.

Embora construída em pleno século XVIII, no auge da mineração que originou o nome do próprio estado, coincidindo, portanto, de maneira aproximada, com a data de surgimento de muitos outros monumentos religiosos do período barroco, a igreja de Nossa Senhora do Desterro está caracterizada pelo despojamento arquitetônico, isto é, dispõe, em seu interior, de uma nem tão grande riqueza decorativa, reflexo, aliás, das muitas vicissitudes da economia mineradora onde a produção variava entre períodos de riqueza esplendorosa sucedidos por outros em que a escassez do material garimpado também condicionava os gastos da construção.

As paredes espessas do templo, elevadas, pelo menos nas laterais, com estrutura de madeira entrelaçada e adobe, encerram os elementos essenciais para a realização do culto: capela mor, sacristia lateral única, retábulos com representações de figuras e cenas religiosas, púlpito destinado à pregação, arco cruzeiro clássico, pia batismal esculpida em pedra sabão, a mesma utilizada pelo Aleijadinho nas suas célebres imagens de santos e profetas e balaustrada de madeira recortada; quase tudo, com exceção da sacristia, recoberto por um portentoso telhado de duas águas. A fachada também é despojada, contando com frontão recoberto por telhas e tendo a sua simetria marcada por duas janelas abertas à altura do coro; a torre da sineira isolada forma corpo único com o grande muro de pedra em cujo recinto se localiza o adro da igreja. Bem de acordo com os costumes dos tempos coloniais, o cemitério, aliás, de uso exclusivo dos homens livres e descendentes dos primeiros colonizadores, fica localizado à frente da igreja, representando por si só objeto de interesse histórico e artístico, e sendo ainda hoje utilizado pelos habitantes do Desemboque e região. O estilo da igreja, essencialmente barroco de origem europeia, obedece, porém, a uma série de interpretações próprias, características do Brasil colônia e que atendem à necessidade de adaptações necessárias em muitos outros casos semelhantes.

O resultado é uma feição arquitetônica original, inconfundível; feição essa que permanece apesar de reformas ocorridas, principalmente, ao final de cada um dos três séculos decorridos desde a construção do templo. Hoje podemos dizer que, por seu importantíssimo papel histórico e artístico, a igreja de Nossa Senhora do Desterro, no Desemboque, representa em seu traçado arquitetônico as linhas gerais da história da região e de toda a sua área de influência.

Este texto faz parte do Projeto 'Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento', que tem como objetivo divulgar a história das edificações de valor cultural e arquitetônico em Sacramento.

Referência:
Guia dos Bens Tombados Volume 1, acessado em 04 de abril de 2019: http://www.iepha.mg.gov.br/publicacoes/guia-dos-be...Ficha de Ficha de Inventário do Município de Sacramento (2004).

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG