A Avenida Benedito Valadares, antigamente denominada Avenida Municipal, conserva até hoje exemplares de edificações que resistiram ao desgaste do tempo. Estas estruturas, um dia residências de destacados habitantes de Sacramento, foram, em sua maioria, adaptadas para usos comerciais, como é o caso desta residência em destaque.
Embora as informações disponíveis sobre o imóvel sejam limitadas, há indícios de que possa ter sido a morada de Júlio Borges, um ex-prefeito da cidade. Foram preservados registros de pagamento de imposto predial que remontam a 1904; e o imóvel foi identificado em um mapa da cidade datado, aproximadamente, de 1918.
Sua construção teve início na década de 1890 e, ao longo dos anos, passou por diversas reformas e ampliações, destacando-se a incorporação de galpões. Adaptações para abrigar um escritório transformaram o edifício, originalmente concebido como residência, em um galpão com escritório; atualmente, o imóvel é usado como depósito.
A arquitetura da edificação apresenta características típicas do estilo colonial, incluindo esquadrias de madeira, um beiral que avança sobre a via pública e a presença de uma cimalha no telhado. A planta original consistia em um único compartimento destinado ao armazenamento e beneficiamento de grãos e cereais. Ao longo do tempo, a estrutura passou por expansões visíveis, embora, no decurso das reformas, tenha sido mantido apenas um pavimento.
A fachada da construção principal se destaca pela sua notável simplicidade: é composta por janelas, portas e pilares estruturais que se destacam devido à pintura em uma cor contrastante com a fachada, sem ornamentos elaborados. As mudanças ocorridas no edifício ao longo das décadas não só refletem a evolução no seu uso, mas também representam uma grande habilidade de se adaptar às exigências de cada época, resultando num testemunho ilustre da história da Avenida Benedito Valadares e da cidade de Sacramento.
Este texto faz parte do Projeto 'Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento', que tem como objetivo divulgar a história das edificações de valor cultural e arquitetônico em Sacramento.
Referências:
ABDALA, Alessandro; ALMEIDA, Fernanda Cerchi Bonatti; BOAS, Eliana Garcia Vilas; BORGES, Adriana Gobbo; SILVA, Flânder Gustavo Alves; BIANCO, Luiza Coelho Del; MARQUES, Pablo Henrique de Almeida. Inventário do Patrimônio Cultural de Sacramento. Sacramento, 2021. Documento disponível no Arquivo Público Municipal de Sacramento.
BERNARDES, R. R. Tese de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. UNIFRAN: Franca- SP, 2002.
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG