Trata-se aqui de um dos mais importantes monumentos arquitetônicos da história de Sacramento, não apenas do ponto de vista artístico, já que reunia em sua estrutura as tendências mais marcantes da época, mas também do pondo de vista histórico.Essa residência aqui enfocada, quase um palacete, ocupava uma área de destaque na Avenida Benedito Valadares, anteriormente conhecida como Avenida Municipal. Esta avenida, uma das mais emblemáticas da cidade, era caracterizada pela presença de casas comerciais e residenciais, construções suntuosas que remontavam ao final do século XIX e início do século XX.
No presente caso, o primeiro proprietário do imóvel foi o Cel. José Afonso de Almeida, que desempenhou o papel de Agente Executivo (assim era denominado o prefeito da época) de Sacramento no início do século XX e foi membro constituinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A construção da residência foi um empreendimento que se estendeu por quatro anos, começando em 1900 e culminando na sua inauguração em 1904.
O projeto arquitetônico ficou a cargo do engenheiro Francisco Palmério, que também foi responsável pela concepção e implementação da primeira rede de abastecimento de água potável de Sacramento, bem como pelo projeto de urbanização da cidade.
Originalmente, a cor da casa era um distinto "rosa seco queimado." Em 1938, a casa foi adquirida por Ferrúcio Bonatti, que era casado com a neta do Cel. José Afonso de Almeida. Ao longo dos anos, a residência passou por várias modificações e foi expandida; houve o acréscimo de dormitórios, banheiros e uma área de serviço. O edifício, caracterizado pelo ecletismo, preservou a sua fachada original, caracterizada por ornamentação própria; e apesar das diversas alterações ocorridas ao longo do tempo, ainda era possível vislumbrar a disposição original dos espaços.
As pinturas interiores tinham sido criadas por João Carminatti, de origem italiana, o mesmo artista que decorou a capela do Colégio Diocesano e o salão da Assembleia Legislativa, em Uberaba. O madeiramento original da casa foi produzido a partir de madeira de bálsamo proveniente da fazenda Tamanduá, que pertencia ao próprio Cel. José Afonso de Almeida.
Infelizmente, após o falecimento de Ferrucio Bonatti, a família decidiu vender a propriedade, e o atual proprietário, visando especulação imobiliária, optou por demolir a casa.
O estilo eclético da belle époque caracterizava a residência; sua planta regular era originalmente retangular, com modificações discretas. O imóvel possuía um partido horizontal, com pé-direito alto, consistindo em apenas um pavimento no nível da rua. O sistema construtivo incluía fundação em pedra, paredes de tijolos, pisos de taco e cerâmica, cobertura de madeira e telhas cerâmicas. O abastecimento de água era feito por uma mina particular, com encanamento importado da Alemanha.
Internamente, a casa era adornada com pinturas datadas de 1921, com temas de inspiração europeia. A fachada se destacava pelo seu desenho único; ela estava dividida em cinco partes, com colunas, frontão e elementos ornamentais diversos como conchas, flores e figuras geométricas.
Infelizmente, a casa foi totalmente demolida em junho de 2023, solapando assim os próprios fundamentos do patrimônio histórico da cidade, já que ela era sem dúvida um monumento autêntico daquele interessante período, resumindo em suas linhas arquitetônicas a opulência de toda uma aristocracia econômica e política, curiosa em face das inovações tecnológicas e sensível às tendências de uma vanguarda artística presente, já, nos casarões da própria capital federal, o Rio de Janeiro.
Este texto é parte do Projeto Arquitetura e Memória, promovido pela Associação Movimento Cênico que se dedicado a história cultural e arquitetônica de Sacramento.
Referências:
BERNARDES, Renata Resende. Inventário do Patrimônio Arquitetônico de Sacramento. 2002. 176 p. /cd rom. Tese de graduação em Arquitetura e Urbanismo. UNIFRAN: Franca, SP.
CAPRI, Roberto. Uberaba A Princesa do Sertão. São Paulo: Capri Andrade e C editores. 1916. Pág.
RODRIGUES, Moura Afonso. Fagulhas de História do Triângulo Mineiro. Uberlândia MG: Atelier Propaganda, 1988.
CREMA, Linda de Melo. A casa do Coronel: Av. Municipal, 241. Destaque In, Sacramento-MG, ano 11, n. 65, p. 18 – 22, set/out 2005.
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