Projetos >> Arquitetura e Memória

O Projeto

A cidade tem que ser encarada como um artefato, como um bem cultural de um povo. Mas um artefato que pulsa, que vive, que permanentemente se transforma, se autodevora e expande em novos tecidos recriados para atender a outras demandas sucessivas de programas em permanente renovação. (Lemos, 1987, p.47)

O projeto "Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento" é promovido pela Associação Companhia Movimento Cênico, e realizado com recursos do Edital de Patrocínio em Patrimônio Cultural, lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG).

A iniciativa tem como objetivo divulgar nas redes sociais a história de 40 edificações da cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais. Todas essas construções possuem elevado valor histórico, cultural e arquitetônico, com destaque para os monumentos barrocos do Desemboque, um dos mais importantes núcleos arquitetônicos na história regional, considerados em conexão com a história de Minas Gerais.

Os textos, redigidos em linguagem simples e objetiva, buscam informar o leitor sobre os aspectos marcantes de cada edificação, proporcionando uma compreensão acessível e clara. A ação busca contribuir para a preservação e valorização desse rico legado cultural, incentivando a comunidade a se envolver e apreciar a riqueza histórica e arquitetônica do município.

Compreendemos que a arquitetura desempenha um papel de fundamental importância no que diz respeito ao entendimento da história das cidades e das pessoas, pois ela concretiza nas linhas dos edifícios o estilo de vida, o material empregado e os métodos de construção característicos de determinada época. Além de servirem como marco urbano, essas edificações representam em si mesmas, por assim dizer, a história materializada. O projeto também se empenha na sensibilização de professores e alunos, através de visitas guiadas pelo conjunto dos monumentos arquitetônicos que fazem parte da formação do espaço urbano.

O inventário é instrumento de preservação do patrimônio cultural previsto no § 1º do Art. 216 da Constituição da República, no Art. 209 da Constituição do Estado de Minas Gerais e no Anexo II da Lei Estadual nº 18.030, de 2.009. Seu propósito é explorar o patrimônio cultural local para identificar e atribuir valor cultural a contextos sociais ou ambientais específicos, visando à preservação de sua natureza. Assim, se configura como um documento que possibilita o conhecimento dos bens culturais, tanto materiais quanto imateriais, facilitando a gestão do patrimônio de uma comunidade e destacando valores para o reconhecimento e valorização da identidade e memória atribuídas a uma coletividade (sociedade ou grupo social).

Ressaltamos que se trata de uma iniciativa pioneira, que representa uma tentativa de conscientização da importância de se preservar espécimes representativos da história arquitetônica vistos como ponto de referência para a história geral. Nesse contexto, além de divulgar o conhecimento arquitetônico especifico, o projeto também servirá para ampliar a visão de aspectos históricos variados. Sacramento possui um patrimônio de expressiva relevância no âmbito local, estadual e nacional, tal como as bicentenárias igrejas do Desemboque, as centenárias estações ferroviárias da Jaguara e do Cipó e o extenso casario que compõe o centro histórico da cidade. Porém, nos últimos anos, muitas dessas edificações se encontram ameaçadas pela especulação imobiliária.

A visita guiada ao centro histórico busca de forma prática conscientizar professores, alunos e a população em geral da premente necessidade de manter vivos os símbolos representativos da nossa identidade cultural. Frisamos, portanto, que a história de Sacramento representa muito para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, visto que, dessa região, partiram bandeiras que fundaram novas cidades em toda a vasta extensão do antigo Sertão da Farinha Podre.

Esse projeto é resultado de um extenso trabalho de pesquisa que consistiu no levantamento arquitetônico e bibliográfico, além de visitas às edificações para análise e descrição estilística, bem como registro fotográfico.

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG