Conceição Altair Tavares Cirino nasceu em 12/04/1948 na localidade de Bocaina, Município de Sacramento-MG. Filha de Alzídio Afonso Tavares e Maria Alves Tavares, teve três irmãos: Rita Lucilene, Marlene Maria e Eurípedes. Até aos oito anos de idade residiu e estudou na Comunidade do Bananal; seu primeiro professor foi o Sr. Ladislau.
Ao mudar-se para a cidade foi estudar na E.E. Dr. Afonso Pena Júnior. Era aluna brilhante, o que lhe valeu como prêmio uma bolsa de estudos na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, por indicação do vereador Dr. Cláudio Afonso de Almeida; estudou um ano com a bolsa e, no ano seguinte, a escola passa a ser estadual. Conclui seus estudos no Curso Colegial Normal, em 1966.
Foi presidente da UMES (União da Mocidade Espírita de Sacramento), participando de todos os movimentos de nossa Comunidade, e também representando Sacramento em eventos do Triângulo Mineiro. Foi secretária da IV COMMETRIM (Concentração de Mocidade e Madureza Espírita do Triângulo Mineiro) em Sacramento, tendo participado mais de 400 pessoas.
Na área social fundou, juntamente com sua mãe, o “Culto de Assistência Social Maria da Cruz” (campanha do quilo), participando do preparo e distribuição da sopa. Lecionou nas escolas: Escola Dr. Afonso Pena Jr, Pré-Primário, Escola Naná Kubitschek (Jaguara) e Escola Estadual Sinhana Borges, tendo estreitado os laços de amizade com a então diretora Drª Ivone Regina da Silva.
Ainda trabalhou na Inspetoria Escolar Municipal, hoje Secretária de Educação Municipal; lecionou Geografia no Ginásio Allan Kardec, onde exerceu a função de diretora. Participou com a Equipe Lar de Eurípedes de grandes eventos artísticos. No Cerea fez muitas palestras em prol da recuperação dos alcoólatras, especialmente nas cidades de Conquista e Araxá.
Em 1981 se casou com José Humberto Cirino, tendo dois filhos: Ricardo Tavares Cirino e Samuel Tavares Cirino.
Em 1982 se transferiu para Uberaba, onde permaneceu por dez anos, sempre trabalhando na área social e religiosa, fazendo palestras nas cidades vizinhas e em São Paulo. Nessa época é que concebe seu segundo filho, Samuel, uma criança autista, e percebe pela primeira vez as fragilidades do ensino em relação à orientação e assistência às pessoas portadoras de alguma necessidade especial.
Com o apoio de seus familiares, começa a promover campanhas de conscientização, gravando programas de esclarecimento na TV Manchete, Globo e diversas emissoras de rádio, além de entrevistas em jornais. Em 1989, participou do I Congresso Nacional de Autismo em Brasília e Encontro de Autismo na Faculdade de Ciências Médicas em Belo Horizonte. Proferiu palestra no Encontro da ACD, no Salão do Hospital Escola de Uberaba. Seus esforços alcançam resultado e consegue em Uberaba uma sala de atendimento para crianças com autismo.
Em 1992 volta para Sacramento com ideias para uma Escola Social; ao chegar se depara com alguns problemas, mas não desiste: continuou trabalhando e contando com a ajuda de parceiros em Sacramento assim como em São Paulo.
Conceição também se destacou no comércio, sendo proprietária do Empório Central e Lojinha Maísa. Em 1974 funda juntamente com seu pai a Empreiteira LINFA e a Comercial Cirino Ltda. Fez curso Técnico em Segurança e Higiene do Trabalho; ministrando treinamentos empresariais. Na ACIS foi do Conselho Fiscal no biênio 97/98, ocupou o cargo de diretora jurídica no biênio 99/2000 (ACIAPSS), atualmente faz parte do Conselho Fiscal da ACIAPSS.
Foi presidenta da Associação de Bairro Maria Rosa. Em 1996 fundou a Associação Fraterna Corina Novelino, com a ajuda de amigos de Sacramento, quando contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sacramento através do então prefeito, Dr. Biro. Fundou a Agremiação de Mulheres Empreendedoras de Sacramento, ocupando o cargo de presidente. Em 2003 foi homenageada com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Sacramento; ainda em 2003 foi vice-provedora da Santa Casa de Misericórdia; em 2004 passou a provedora, promovendo vários eventos para ajudar a Santa Casa; em 2005 ingressa na Universidade de Uberaba, cursando Pedagogia à distância.
Em 25 de janeiro de 2006 teve seu grande sonho realizado com a inauguração da Escolinha Tia Nina. E em 15 de novembro de 2006 Conceição Altair Tavares Cirino desencarna, deixando um legado de dedicação, esperança e fé, não somente aos seus alunos, mas também a toda a sociedade de Sacramento.
É com profunda satisfação que a Secretaria Municipal de Cultura, através do Setor Municipal de Patrimônio, homenageia a professora Conceição Altair Tavares Cirino com a publicação de sua biografia no projeto “Gente que Educa: História de Quem Faz da Educação um Lema de Vida”. Conceição Altair Tavares Cirino foi indicada pela população de Sacramento para receber a homenagem pela sua contribuição para a sociedade Sacramentana. Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a esta marcante personalidade.
Referência:
Biografia cedida pela família.
Fonte:
Secretário de Cultura: Luiz Carlos de Souza Júnior/ Responsável Técnico: Eliana Garcia Vilas Boas/ Revisão: Dimas da Cruz Oliveira/ Arte: Alessandro Abdala
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG