Projetos >> Gente que Educa

Nelcíria Darc Florêncio

Nelcíria D’arc Florencio nasceu no dia 26 de maio de 1951 em Sacramento; ela é uma das cinco filhas do casal Geralda Rosa Florencio e Antônio Florencio. Sua infância foi um período de alegria e brincadeiras; viveu os primeiros seis anos no sítio que seus pais tinham em Ibituruna; as aventuras eram as mais diversas, com os vizinhos das fazendas próximas, com os primos e os tios. O domingo era o dia para usar os lindos vestidos e ir no “Fordinho” do pai até Conquista, onde tomava o trem para ir a passeio até Uberaba.

Na juventude, Nelcíria aproveitou bastante o Cine Capitólio, onde teve a oportunidade de assistir os filmes de Elvis Presley; as tardes de sábado eram passadas no Sacramento Clube ou na casa de amigas dançando rock’n roll e twist. A Praça de Esportes, o bar Cinelândia e o Bar Hollywood eram lugares frequentados. Ela também gostava de pescar e tomar banho de cachoeira.

Estudou o ensino básico no Colégio Allan Kardec e o magistério na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, tendo se formado em 1972. Cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava-SP, Supervisão Escolar na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras José Olímpio de Batatais-SP, e Pós-Graduação na Associação Cultural e Educacional de Franca- SP (UNIFRAN).

Na sua jornada pela educação desempenhou vários papéis, sendo professora de educação básica, Vice-diretora na Escola Barão da Rifaina e Especialista em Educação Básica. Trabalhou no Colégio Allan Kardec, Escola Estadual Sinhana Borges, Escola Estadual Barão da Rifaina, Escola Municipal Doutor Afonso Pena Júnior (quando ainda era estadual), Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, Escola Estadual Lia Salgado (Araxá-MG) e, atualmente, no Centro Municipal de Educação Infantil Aparecida Cerchi Loiola.

Para ela, ser professora foi a escolha mais feliz que fez; nas palavras dela, “ser professora vai muito além de ensinar. É uma missão cotidiana com muita responsabilidade para todos os envolvidos.”  Uma missão e ato de amor. Ela ressalta que as dificuldades no dia a dia existem, mas que todo professor exerce diversas funções no processo educativo e que nunca lhe faltou “coragem e o ideal se sobrepondo às adversidades”; ressalta ainda a capacidade dos profissionais com quem trabalhou.

Nelcíria destaca que o maior desafio da educação hoje é lidar com o pós-pandemia, principalmente agora que as aulas cem por cento presencial está prestes a retornar; ela ressalta que o desafio consiste em tornar a escola um lugar mais interessante e também trabalhar com as tecnologias aprendidas nos últimos anos. Para ela “o papel dos professores e da escola é o de se manter sempre dispostos à atualização e melhoria das práticas pedagógicas, e isto se consegue principalmente com o apoio e incentivo dos pais e responsáveis, ou seja, mediante a interação escola e família.”

A professora Nelcíria D’arc Florencio deixa uma mensagem aos jovens, pedindo-lhes que cultivem a esperança, o entusiasmo e a fé; que sejam felizes e gratos por tudo que possuem; que cantem, dancem, vivam e amém e que não se esqueçam de confiar em Deus.

É, portanto, com profunda satisfação que a Secretaria Municipal de Cultura, através do seu setor de Patrimônio, homenageia a professora Nelcíria D’arc Florencio com a publicação de sua biografia no projeto “Gente Que Educa: História de Quem Faz da Educação um Lema de Vida”. Ela foi indicada pela população de Sacramento para receber a homenagem em decorrência do seu trabalho prestado à educação de Sacramento. Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a esta personalidade que não mediu esforços e sacrifícios em sua vocação de educadora; e ainda hoje, depois de cinquenta anos de trabalho, continua empenhada em transformar a vida dos jovens sacramentanos.

Reverência: 

FLORENCIO, Nelcíria D’arc. Entrevista escrita concedida a Leonel Guissoni; sobre a vida e obra de Nelcíria D’arc Florêncio. Sacramento 14 de outubro de 2021. Disponível no Arquivo Público Municipal.

Fonte: Secretário de Cultura. Luiz Carlos de Souza Júnior/ Responsável técnica: Eliana Garcia Vilas Boas/Texto: Leonel Guissoni/ Revisão: Dimas da Cruz Oliveira/ Arte: Alessandro Abdala

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG