Projetos >> Gente que Educa

Maria Elena de Jesus

Maria Elena de Jesus, natural de Sacramento, filha de Antônio Francisco Pereira e Geni Aparecida Pereira, primogênita do casal, nasceu no dia 30 de setembro de 1951. Graduada em Português, com pós-graduação em Linguística e Didática da Modernidade, lecionou nos ensinos fundamental e médio, desde a alfabetização às  aulas de Português, Redação e Literatura. 

Sua infância foi no bairro do Rosário, na rua Afonso Pena, perto da Praça do Rosário, onde ocorriam as brincadeiras das crianças da vizinhança, e também nos arredores da praça. Na juventude, as brincadeiras ficaram para trás e Maria Elena passou a se dedicar aos estudos; era um tempo de maior responsabilidade e empenho.

Estudou o ensino básico no Grupo Afonso Pena; curso de admissão no colégio Alan Kardec com o professor Antenor Germano e iniciou o curso ginasial no Colégio Allan Kardec, seguindo depois para a Escola Normal de Sacramento, (hoje E.E. Coronel José Afonso de Almeida), onde cursou também o Científico (pela manhã) e o Magistério à tarde. Concluindo o secundário, em 1975, ingressou no curso de Psicologia na FIUBE (hoje Uniube), na cidade de Uberaba, indo e voltando todos os dias de ônibus pela empresa Viação São Geraldo. Em dezembro de 1976 perdeu o pai, no ano seguinte trancou a matrícula, porém não retornou ao curso e, só em 1984, ingressou no curso de Letras na UNIFRAN (Universidade Federal de Franca), indo e voltando todos os dias. 

Como professora foram vinte e oito anos de dedicação a ensinar os jovens sacramentanos, jornada que teve início quando ainda era estudante, na década de 1970, lecionando no programa MOBRAL, (Movimento Brasileiro de Alfabetização), criado pelo Governo Federal para acabar com a alfabetização. 

No ano seguinte à sua formatura, iniciou como professora na rede estadual, na Escola Estadual Rural de Ibituruna, próximo à “Vendinha do Cascalho”, no caminho de Conquista, viajando diariamente de ônibus. Nesta escola, seu trabalho foi além da função de professor. Com a também professora Oclésia Alves de Lima, exerceram um intenso trabalho social em conjunto com os pais dos alunos, para levar melhorias à escola. 

Com o fechamento da Escola de Ibituruna, passou a lecionar no “Pré-Primário”, e também assumiu aulas como professora substituta na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida. Nos anos seguintes trabalhou na Escola Estadual Barão da Rifaina e após sucessivos contratos, em 1979 foi efetivada no cargo, devido às reivindicações do SIND-UTE (Sindicado Único dos Trabalhadores da Educação do Estado de Minas Gerais) e da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.  

Em 1984, já cursando Letra, foi aprovada em quarto lugar no concurso estadual; assumindo então o cargo de professora de Português, na E.E. Coronel José Afonso de Almeida, onde já lecionava no primário, tendo Dona Irene como coordenadora. Anos depois passou a lecionar nos anos finais do fundamental (5ª a 8ª series) e ensino médio, sempre trabalhando em dois turnos. Após a aposentadoria no primeiro cargo, passou a trabalhar também no Colégio XX de Outubro, do 5º ao 9º anos e como substituta no Colégio Rousseau. Maria Elena lecionou também no Curso Normal Superior da UNIPAC, unidade implantada na cidade por iniciativa do então prefeito Biro, para propiciar a formação superior de professores que atuavam na Educação Infantil, atendendo exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996).    Maria Elena aposentou-se no segundo cargo em 2009 e, atualmente, curte o filho Antônio, a nora Karine e o netinho João Gabriel. 

Paralelamente às atividades do Magistério, Maria Elena foi coordenadora da subsede do Sind-UTE em Sacramento. Trabalhou na Rádio Sacramento entre 1986 a 2000 e desde 1997 é colaboradora do Jornal O Estado do Triângulo. E mais, fez parte da comissão de Estudo do Estatuto da Criança e Adolescente e a implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; foi membro do Conselho Municipal de Defesa Social e do Codema.     

 Maria Elena recebeu algumas homenagens na cidade, dentre elas a Moção Carolina Maria de Jesus, pelo Dia Internacional da Mulher, em 2016, por indicação do vereador Dr. Pedro Teodoro da Silva; Personalidade do Ano, pelo Jornal O Estado do Triângulo e do Movimento Identidade Negra de Sacramento, dentre outras. 

A professora Maria Elena de Jesus é uma grande entusiasta da escrita e da leitura; para ela ambas são importantes na formação de uma pessoa para o ingresso no mercado de trabalho, sobretudo através de concursos. Para ela, o maior desafio da educação no Brasil hoje uma melhor remuneração dos profissionais e oferecer melhores condições e aprendizado focadas na leitura e escrita e, defende uma Escola em Tempo Integral, que forme integralmente os jovens, na leitura, escrita, artes, esportes. Mas enquanto esta  escola não vem, a professora aconselha aos  jovens estudantes, que saibam aproveitar mais a internet para aprimorar conhecimento, que  adotem  o  hábito de ler e escrever corretamente em quaisquer circunstâncias; nas palavras dela, “Só escreve bem quem lê e português não se decora, português se faz, se exercita”, ou seja, o bom vocabulário é construído no dia a dia, na escrita e na descoberta de novas palavras que a leitura traz e temos um veículo e tanto: o computador e  a internet, que oferecem  coleções inteiras, aliás, todo o material necessário para a formação acadêmica em todas as áreas.  Quem sabe não tenhamos futuramente muitos autodidatas...

É com profunda satisfação que a Secretaria Municipal de Cultura, através do Setor Municipal de Patrimônio homenageia a professora Maria Elena de Jesus com sua biografia no projeto “Gente que Educa: História de Quem Faz da Educação um Lema de Vida”. Maria Elena foi indicada pela população de Sacramento para receber homenagem pela sua contribuição para a sociedade Sacramentana, nas quase três décadas em que ela se empenhou na educação de jovens que se tornaram adultos e hoje participam ativamente da construção de Sacramento. Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a essa mulher que não mediu esforços em tornar a sua sociedade um lugar melhor, fornecendo a muitos ensinos, cultura e educação; pilares fundamentais da sociedade.  

Referência:

JESUS, Maria Elena.  Entrevista concedida a Leonel Guissoni; sobre a vida e obra de Maria Elena de Jesus. Sacramento, 04 de outubro de 2021. Disponível no Arquivo Público Municipal.   

 Movimento Identidade Negra resgata histórias em noite de homenagens. O Estado do Triângulo 09 de junho de 2017. Sacramento nº 1574. Ano XLIX, pág. 7.

Fonte

Secretário de Cultura: Luiz Carlos Souza Júnior / Texto: Leonel Guissoni  / Revisão: Dimas da Cruz Oliveira / Responsável técnica: Eliana Garcia Vilas Boas  / Arte: Alessandro Abdala

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG