É com profunda satisfação que a Secretaria Municipal de Cultura de Sacramento está desenvolvendo o projeto “Gente que Educa: História de Quem Faz da Educação um Lema de Vida”, pelo qual, nas duas próximas semanas, serão homenageados professores de Sacramento; trata-se de oito biografias a serem contadas no mês de outubro.
Para o Secretário de Cultura Luiz Carlos de Souza Júnior o projeto busca valorizar os profissionais da educação, principalmente aqueles que dedicam sua história de vida em prol da educação de Sacramento; também destacamos nesta ação a participação popular uma vez que parte dos educadores homenageados foi indicada pelos munícipes.
A profissão de educador exige sensibilidade para perceber as potencialidades e promover o conhecimento através das pessoas envolvidas. Nenhum aluno chega à escola sem um conhecimento prévio de qualquer assunto; ele adquiriu conhecimento de letras, contas e fonéticas com a família e o conhecimento de fatos históricos narrados em séries e filmes.
O educador tem a função de direcionar e organizar esses conhecimentos prévios com material que complemente as lacunas; deste modo o ensino não é uma via de mão única nem o professor é o único detentor do conhecimento. Sendo o educador o ator consciente da construção do conhecimento ele orienta e reorganiza dando sentido e direção para os dados que o aluno traz de fora da escola, transformando esses dados em conhecimento formal.
Confúcio (551 a.c 579 a.c) consegue traduzir muito bem essa relação de troca entre professor e aluno; nas palavras dele, “Se uma pessoa com uma laranja encontra outra pessoa com uma laranja e trocam as laranjas, cada uma sai com uma laranja. Mas se uma pessoa com uma ideia encontra outra pessoas com uma ideia, e elas trocam as ideias cada uma sai com duas ideias.”
Sendo quem conduz as pessoas pelo caminho do saber, o educador assume um papel central na sociedade; é o professor quem dá as ferramentas para os jovens e futuros profissionais se localizarem no mundo, se enxergarem e se perceberem como pessoas ativas. Portanto é o educador que promove nos espíritos jovens a capacidade de continuar estruturando e reinventando a sociedade; o professor se torna peça fundamental para a manutenção do meio social.
Ser professor é não ser egoísta, é dividir o que se tem e mesmo assim não perder; pelo contrário, é acrescentar. Acrescentar no próprio conhecimento e no conhecimento de quem é ensinado; é fazer o melhor para os outros sem esperar recompensas; a única recompensa que o mestre espera é a de ver seu aluno se tornar melhor.
A Secretaria Municipal de Cultura de Sacramento estende os seus mais sinceros cumprimentos a todos os educadores; muito obrigado pelo seu empenho e dedicação em tornar melhor todos os cidadãos sacramentanos.
Estendemos também nossos agradecimentos a participação da sociedade na escolha de quatro personalidades.
Fonte
Texto: Leonel Guissoni / Revisão: Dimas da Cruz Oliveira / Responsável Técnica: Eliana Garcia Vilas Boas / Arte: Alessandro Abdala
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG