Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus será palco da exposição Revivendo Carolina: Retratos e Poemas. Parte do Festival As 110 Primaveras de Carolina, a mostra é uma iniciativa da Associação Companhia Movimento Cênico, que presta uma homenagem à escritora sacramentana ao reunir um acervo que celebra sua trajetória literária, artística e pessoal.
Sob a curadoria da historiadora Eliana Garcia Vilas Boas e da arquiteta Mônica Menezes de Mello, a exposição destaca o talento literário e o simbolismo de Carolina Maria de Jesus como poetisa, mulher negra e artista emancipada. Carolina é reconhecida como um ícone de resistência e luta política e cultural no Brasil, e sua obra continua a inspirar gerações.
A mostra reúne poemas que traduzem a essência de sua vida e trabalho, bem como fotografias que capturam momentos de uma Carolina realizada, com expressões de felicidade e plenitude. Além do acervo literário e fotográfico, o público poderá apreciar três obras do artista sacramentano Dênis Balduíno, que complementam o ambiente artístico com um olhar contemporâneo sobre o legado de Carolina.
Aberta ao público das 8h às 21h, a exposição é uma oportunidade única de mergulhar na história de uma das maiores vozes literárias do Brasil e de valorizar o papel da arte e da cultura na construção da identidade coletiva.
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG