Cultura, Patrimônio e Turismo em Tempos de COVID-19
Aconteceu no dia 10 de julho de 2020 a apresentação da historiadora Julie Beatriz Ferreira, no ciclo de Webinários Cultura, Patrimônio e Turismo em tempos de covid-19. O departamento de educação e cultura da cidade de Campo Florido/MG, com apoio de Julie se reinventou no período de pandemia para garantir o acesso à memória coletiva na Biblioteca Municipal Irmã Maria Loones. Através do projeto, os munícipes escolhem por meio de uma tabela com a seleção de duzentos livros, até três opções de empréstimos e recebem em casa os livros para a leitura, com um prazo de dez dias pra devolução. Caso necessário a biblioteca renova o empréstimo até que se terminem as leituras. Os livros são higienizados e separados com uma frase de incentivo à leitura e um marcador de páginas de presente.
Julie iniciou o webinário falando sobre a cidade de Campo Florido e mostrou atividades variadas que estão sendo trabalhadas na Biblioteca Municipal Irmã Maria Loones desde o início de sua coordenação em 2019. A Educação Patrimonial e a responsabilidade com os relatórios de ICMS Cultural relatadas para que todos verificassem o envolvimento cultural do município com os projetos culturais e nas ações que são realizadas no município, a importância da valorização da memória com a história local e regional, a importância de trabalhar os mapas de percepção pra que a cultural possa desenvolver em seu plano de inventário mais atividades relacionadas ao Patrimônio Histórico Cultural. A Folia de Reis de Campo Florido tem 122 anos de tradição e é registrada como Patrimônio Histórico e Artístico no IEPHA – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Foram mencionadas por Julie as ações de salvaguarda que são realizadas na cidade para manter a tradição e valorização da cultural popular.
Além de falar sobre inovações tecnológicas do momento em que estamos vivenciando, apresentou gráfico sobre as principais mudanças que estamos sofrendo, os leitores destaques do projeto leitura em casa, os livros mais escolhidos para serem emprestados, o aumento de mais de oitenta por cento de empréstimos de livros, a informatização da biblioteca com o cadastros em uma plataforma digital e vários outros assuntos pertinentes ao contexto atual.
No decorrer da apresentação Julie frisou que o prefeito "Renatinho" tem uma visão ampla da Cultura e apoia às iniciativas do departamento, visto que não é possível desenvolver projetos inovadores sem o apoio da gestão e o acompanhamento da direção e a coordenação do departamento de educação e cultura.
Ao final, Julie Beatriz deixou a seguinte reflexão: “o departamento de educação e cultura pode ter os melhores profissionais, mas sem o apoio dos agentes culturais a cultura não se desenvolve”.
O Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Campo Florido, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Sacramento (MG) e o Circuito Turístico Alta Mogiana agradecem a participação de todos os envolvidos nesse rico Webnário, apresentado pela chefe de seção de cultura de Campo Florido (MG).
Eu, Eliana Garcia Vilas Boas, agente cultural na cidade de Sacramento, estou muito feliz por ter articulado esse ciclo de webinários.
Fonte
Eliana Garcia
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG