Contação de histórias, música, dança e poesia fizeram parte da programação
No último sábado, dia 11 de junho, aconteceu na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz), em Sacramento MG, a 1º edição do Sarau da Feirinha, que contou com apresentações teatrais, intervenções poéticas, apresentações musicais e oficina de pipas.
O Sarau da Feirinha realizado pela associação Companhia Movimento Cênico conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater – MG), ambas as instituições responsáveis pela Feira do Produtor.
O Sarau é uma proposta de imersão cultural e literária que se caracteriza pela valorização e incentivo da leitura, além da divulgação dos diversos segmentos artísticos da cidade de Sacramento.
O Sarau contou com a participação do projeto “Em cada canto... um conto” com apresentação da história infantil “A pipa e a flor" de autoria do escritor e psicanalista brasileiro Rubem Alves, adaptada por Nane Bizinoto.
A história interpretada por Tia Nane narrou o cotidiano de uma pipa risonha e feliz. Na ocasião foram “abordados temas como o amor, a felicidade, a liberdade e também sentimentos como a inveja e o ciúme”. O espetáculo proporcionou uma reflexão sobre a felicidade, o brincar e a liberdade necessária para se viver feliz.
Após a peça teatral, aconteceu uma oficina de pipas, ministrada por José Armando (@sete_pipas) e Wellington Carneiro (Leto). Na ocasião, diversas crianças confeccionaram suas próprias pipas, cada qual, com detalhes exclusivos.
A contação de histórias, juntamente com a oficina, proporcionaram às crianças momentos lúdicos, além de incentivar a imaginação e a criatividade. Ao ouvir a história, as crianças aprenderam um pouco mais sobre os valores morais e executaram uma atividade prática com a confecção das pipas.
A professora Mônica Inácio envolveu o público presente com uma aula ao vivo de Dança funcional strong e zumba fitness. A dinâmica utilizada pela professora reuniu pessoas de diferentes faixas etárias que vivenciaram um momento de muita descontração e agito.
O evento contou ainda com intervenções lítero-culturais protagonizadas pelos poetas: Maria Machado; José Luís Moraes; José Ezequiel Dantas e Moisés Profeta, que partilharam suas inspirações criativas apresentando também suas habilidades na arte da poesia.
Em seguida, a banda Moisés Profeta se apresentou com repertório de músicas autorais, cujas letras retratam a expressão, a sensibilidade e o conhecimento cultural do compositor Moisés. Na ocasião, ele também falou da necessidade de incentivo aos músicos e compositores que necessitam de apoio e incentivo da população e também de políticas públicas voltadas ao segmento cultural.
Para finalizar, a banda Uai SONG realizou um show com músicas dançantes que agitou o público. Carolina Ribeiro, cantora da banda UAI SONG se pronunciou a favor da “causa animal” e salientou o lema “diga não aos maus tratos”.
De acordo com a professora e vice-presidente da associação Marina Drigo: “O Sarau da Feirinha é uma forma dinâmica e diferente de incentivo à arte, à cultura e à valorização dos artistas, músicos e poetas Sacramentos. Visto que as pessoas vão até à Feira dos Produtores e são agraciadas com cultura e arte. Além de trazer visibilidade e mobilizar mais pessoas a conhecerem a Companhia Movimento Cênico e participarem dos eventos realizados pela mesma."
Agradecemos a Secretaria de Agricultura pelo apoio, ao jornal “O Estado do Triângulo”, ao projeto Cultura Sacramento pela ampla divulgação, aos músicos, artistas e poetas que participaram do Sarau da Ferinha, ao fotógrafo Tokinho Carvalho, ao Daniel Augusto da Silva pela transmissão de forma especial à população de Sacramento, que nos prestigiou.
Fonte
Texto: Eliana Garcia / Fotos Eliana Garcia e Roberta Faria
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG