Carolina: memória viva!
O projeto "Carolina: Memória Viva" tem como objetivo promover iniciativas para divulgar a vida e a obra da escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus. O projeto é realizado através de palestras, projetos, publicações de artigos, roteiros literários, jogos e outras ações que buscam fortalecer e difundir o legado da escritora.
O projeto, idealizado pela historiadora Eliana Garcia Vilas Boas, teve início em 2021 e visa abordar questões relacionadas ao racismo, machismo e protagonismo das mulheres em diversas áreas, incluindo as de âmbito literário, político e social. De forma especial são tratados os aspectos sociais, econômicos e históricos da cidade natal da escritora, Sacramento, no início do século XX, que foram fundamentais para a sua formação intelectual. A iniciativa se consolidou através do envolvimento da historiadora com a obra de Carolina, desde a leitura de suas obras e do projeto “Vida por escrito” que consistiu na organização, classificação e preparo do inventário da obra de Carolina Maria de Jesus, projeto este que foi contemplado pelo Edital Prêmio Funarte de Arte Negra, categoria Memória, em 2013. Outro trabalho sobre o mesmo tema foi desenvolvido por Eliana em decorrência da proposta de tombamento do Fundo Arquivístico Carolina Maria de Jesus, em 2017, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais– IEPHA_MG.
Cabe ainda mencionar que o projeto vem somar-se a outras iniciativas já realizadas na mesma cidade de Sacramento, com a finalidade divulgar a vida e a obra de Carolina, como por exemplo, as iniciativas coordenadas pelo professor Carlos Alberto Cerchi, consistindo em palestras, ações culturais e numa nova edição do livro: “Diário de Bitita”.
A iniciativa tem como público-alvo estudantes, artistas, pesquisadores, escritores e turistas que constantemente visitam a cidade de Sacramento envolvendo-os no processo de valorização e preservação da memória de Carolina Maria de Jesus.
A proposta também traz uma reflexão crítica, uma vez que os participantes são instigados a discutir sobre as transformações pelas quais a cidade de Sacramento passou, um século depois do nascimento da escritora Carolina Maria de Jesus, como por exemplo: a implantação de políticas públicas destinadas a promover artistas e escritores, a presença de mulheres em cargos de liderança e de políticas públicas voltadas para questões de igualdade racial.
As palestras são realizadas em escolas, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco e também online; os artigos e textos jornalísticos são escritos por Eliana Garcia e também por pesquisadores, professores, jornalistas e admiradores da escritora que buscam divulgar o legado de Carolina Maria de Jesus através de projetos educacionais e culturais.
Também faz parte dessa iniciativa a valorização de outros artistas e escritores de Sacramento, seja através do “Sarau das Bititas”, seja por meio de iniciativas que visam preservar o patrimônio arquivístico de Carolina Maria de Jesus, tal como o projeto de construção do “Centro Cultural Carolina Maria de Jesus”, cujo objetivo é a construção de um prédio na cidade de Sacramento – MG, que será destinado à guarda de documentos arquivísticos em caráter permanente. O prédio compreenderá também áreas destinadas à difusão dos acervos históricos do município, a fim de estimular a produção intelectual daqueles artistas e escritores.
Você gostou do projeto Carolina: Memória Viva e deseja ter acesso a alguma das atividades oferecidas?Entre em contato com Eliana Vilas Boas através dos seguintes meios:
E-mail: elianagvilasboas@gmail.com
Celular: 34-9 9806-1431
Será um prazer ajudá-lo a participar das atividades do projeto.
Aguardamos seu contato!
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG