Promovido pela Associação Companhia Movimento Cênico e CAU/MG
Este curso é promovido pela Associação Companhia Movimento Cênico e conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais - CAU/MG, da Secretaria Municipal de Cultura de Sacramento e da Associação Comercial e Empresarial e será realizado no município de Sacramento nos dias 22, 23 e 24 de novembro, do corrente ano.
A iniciativa vai abordar a política de ICMS do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais, com enfoque na legislação vigente; dessa forma serão introduzidos conceitos básicos de cultura, memória, identidade cultural, patrimônio e turismo cultural, além de serem apresentados temas de relevância, tais como instrumentos de preservação, gestão e educação patrimonial. O curso busca ampliar a capacidade dos municípios mineiros de participação no programa de distribuição do ICMS, assim como qualificar a atuação na gestão, proteção e promoção do Patrimônio Cultural.
Público Alvo:
Agentes culturais, conselheiros Municipais, professores, servidores públicos que trabalham com ICMS do Patrimônio Cultural, professores, estudantes de arquitetura, história e geografia.
Local: Av. Antônio Carlos, 49 - Centro, Sacramento - MG, 38190-000
Certificado: Os certificados serão emitidos em relação a cada módulo concluído.
Dia 22
Das 9 às 12 h
TURISMO E PATRIMÔNIO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PROJETO GEOPARQUE UBERABA TERRA DE GIGANTES
Finalidades: discutir questões pertinentes ao campo de estudo do patrimônio, enfatizando o patrimônio cultural, natural e geológico, o processo de criação e consolidação dos organismos de proteção ao patrimônio, os debates inerentes à preservação, proteção, conservação e gestão de bens culturais e as interfaces entre identidade e turismo. Ainda sob essa perspectiva fazer um estudo de caso sobre o Geoparque Uberaba, que em fase de implantação trabalha 3 vertentes: conservação do patrimônio; educação voltada para preservação e o desenvolvimento econômico através do Turismo.
Mediadora: Paula Cusinato
Possuo graduação em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) e pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2012) e mestrado em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019). Trabalho em tese de doutorado sobre Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Lisboa (Cátedra Unesco). Sou servidora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e atualmente estou como Presidente da Associação Geoparque Uberaba. Tenho experiência nas áreas de Comunicação, Cultura, Turismo e Gestão.
Das 13 às 17h20
ICMS DO PATRIMÔNIO CULTURAL: DELIBERAÇÃO NORMATIVA.
A) Quadro I - Gestão
B) Quadro II - Proteção
C) Quadro III- Salvaguarda e Promoção
Mediadora: Cláudia Morais Neves
É gestora cultural, produtora e consultora da Empresa PRO-ARTE CONSULTORIA E EVENTOS LTDA ME, constituída em 2008 e responsável pela consultoria de vários municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Médio do Rio Grande e Sul de Minas na gestão pública, gestão de cultura, patrimônio, turismo e esporte; elaboração e gestão de projetos em diversas áreas; Gestão de Organizações do Terceiro Setor, dentre outros trabalhos voltados para a gestão com eficiência.
Dia 23 –
Das 8 às 11h
BENS IMATERIAIS E AS METODOLOGIAS DE REGISTRO
O curso tem como propósito trabalhar temáticas atinentes aos processos de pesquisa e elaboração de dossiês de registro para patrimonialização de bens imateriais. Desse modo, serão fomentadas discussões com vistas a pensar o processo técnico de pesquisa e construção de dossiês, observando conceitos que perpassam o campo de atuação, procedimentos práticos e técnicos necessários à patrimonialização de bens imateriais e, por fim, as especificidades de atuação frente às inúmeras frentes de representação do patrimônio cultural imaterial, dentre eles: modos de fazer, celebração, formas de expressão.
Mediador: Maycon Junio Gonçalves é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2022); Pós Graduando em Gestão Cultural - SENAC-SP (2024); Licenciado em Educação física pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2016) e Licenciado em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2020); Obteve Menção Honrosa em Trabalho de Iniciação Cientifica intitulado Cor e Criminalidade na Comarca de Uberaba nos primeiros anos pós abolição (1889-1894), apresentado no âmbito da Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFTM 2019). Atualmente atua na elaboração de documentos técnicos voltados para o Patrimônio Cultural, presta serviços de produção executiva e gestão administrativa de projetos culturais na empresa Pro-Arte Consultoria.
Das 13 às 17h20
INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
A) Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural;
B) Tombamento: aspectos fundamentais na montagem de dossiês com destaque para as partes técnica, administrativa e jurídica.
Mediadora: Cláudia Morais Neves
É gestora cultural, produtora e consultora da Empresa PRO-ARTE CONSULTORIA E EVENTOS LTDA ME, constituída em 2008 e responsável pela consultoria de vários municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Médio do Rio Grande e Sul de Minas na gestão pública, gestão de cultura, patrimônio, turismo e esporte; elaboração e gestão de projetos em diversas áreas; Gestão de Organizações do Terceiro Setor, dentre outros trabalhos voltados para a gestão com eficiência.
Dia 24 –
Das 8 às 12h
INTRODUÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL: CONCEITOS BÁSICOS
A) Cultura, memória, lembrança e identidade cultural, memória, bem cultural e patrimônio cultural.
B) Evolução da Proteção do Patrimônio Cultural – Origens e trajetória.
Mediadora: Eliana Garcia Vilas Boas
É graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Pós-Graduada em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É agente cultural com experiência na área de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural. Dentre as atividades por ela realizadas, destaca-se a produção completa do Guia do Acervo da escritora Carolina Maria de Jesus e a coordenação do projeto Arquitetura e Memória: Conhecendo o Patrimônio Edificado de Sacramento, bem como do projeto "Conhecendo o Patrimônio Cultural de Sacramento", que consiste na criação de jogos didáticos pedagógicos sobre patrimônio e turismo.
DAS 13h às 17h
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE DIFUSÃO.
A) Trajetória da Educação Patrimonial no Brasil;
B) Entender o papel e importância da Educação Patrimonial para a gestão municipal;
C) Experiências inovadoras na área de Educação Patrimonial
Mediadoras: Eliana Garcia Vilas Boas e Fernanda Cerchi Bonatti Almeida
Eliana Garcia é graduada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Pós-Graduada em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É agente cultural com experiência na área de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural. Dentre as atividades por ela realizadas, destaca-se a produção completa do Guia do Acervo da escritora Carolina Maria de Jesus e a coordenação do projeto Arquitetura e Memória: Conhecendo o Patrimônio Edificado de Sacramento, bem como do projeto "Conhecendo o Patrimônio Cultural de Sacramento", que consiste na criação de jogos didáticos pedagógicos sobre patrimônio e turismo.
Fernanda Cerchi possui formação em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberaba - UNIUBE e em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem experiência com atividades de Educação Patrimonial. Atualmente, é professora de Geografia e produtora executiva de projetos relacionados ao patrimônio cultural de Sacramento. Além disso, é membro da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro e conselheira suplente no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Sacramento, evidenciando seu comprometimento ativo com a preservação e promoção do patrimônio cultural local.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE CULTURA DE MINAS GERAIS:
Das 10h às 12h
Cartografias Afetivas com Lucas Amorim
Esta atividade tem como objetivo investigar o espaço urbano como forma de estimular a percepção das dimensões estéticas, históricas e afetivas da cidade.
A oficina “Cartografias Afetivas” irá proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre o espaço público como um lugar de diferentes linguagens e manifestações, ao mesmo tempo em que os convida a observar as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que ocorreram ao longo do tempo. Através do olhar fotográfico, da deriva e da cartografia, os participantes serão estimulados a registrar percursos a partir de seus afetos, expressando suas experiências e emoções.
Mediador: Lucas Amorim, historiador, mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da SECULT/MG. Sua experiência e conhecimento no campo da cultura e patrimônio serão de grande valor para a atividade. Inscreva-se: https://forms.gle/Dymc58uoVRBP3zA99
Das 13 às 17h
Bibliotecas para todas as pessoas.
Oficina tem como objetivo capacitar profissionais de bibliotecas e interessados em criar espaços de leitura mais inclusivos e acessíveis. Serão exploradas estratégias, recursos e boas práticas para tornar as bibliotecas verdadeiramente democráticas e acessíveis a todas as pessoas.
Mediadora: Cleide A. Fernandes é bibliotecária graduada pela UFMG e especialista em Audiodescrição pela PUC Minas. Desde 2006, trabalha na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, instituição na qual tem desenvolvido projetos de incentivo à leitura para diversos públicos. Atualmente está na coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e tem atuado como audiodescritora em atividades e produtos culturais. Inscreva-se: https://forms.gle/quNpoPdrYv5J97HS9
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG