O eterno passista do Carnaval
Carlos Roberto Gabriel, mais conhecido como Tiola (apelido dado pelo amigo Mário Florentino Santana), nasceu em 1962, na cidade de Sacramento MG. Filho da Sra. Anázia Gonçalves Gabriel e Sebastião Gabriel Filho. Tiola é pai de Carlos Roberto Gabriel, e atualmente está casado com Ana do Carmo Alves.
Carlos Roberto é comunicativo e simpático. Em depoimento relatou que “fez muita amizade por onde passou”, frisou também ter muito orgulho de morar no Bairro Areão, visto que a “comunidade o acolheu nos momentos felizes e difíceis”.
Tiola atuou profissionalmente como pedreiro, nos momentos de lazer gostava de festejar a vida regada a cerveja, churrasco e música sertaneja, sendo também um cozinheiro de primeira, tinha o prazer de se deliciar a todos com suas habilidades culinárias e gostosas gargalhadas. Foi ainda, um jogador modesto do Areão Futebol Clube, mas no pé tinha mesmo era o samba. No carnaval de Sacramento, Carlos Roberto foi passista por 18 anos vencendo todas as competições. Ele começou como passista em 1979 pela Escola de Samba Mocidade Alegre Sacramentana “eu dançava com a Luzia (in memorim), era uma excelente passista, depois passei a dançar com a Maria José (Zezé do carnaval)”.
A paixão pelo carnaval o incentivou a reunir um grupo de amigos: Jayme Abdala, Adair e “Euripinho” para fundar, em 2001 a Escola de Samba Unidos do Areão. Tiola relatou que foi presidente da Unidos do Areão até 2006, sendo que durante sua gestão, a escola recebeu 4 troféus de campeã e 3 troféus como vice-campeã.
Em 2020, no carnaval do Bicentenário de Sacramento, Carlos Roberto Gabriel compôs o conjunto de pessoas que foram homenageadas como Personalidades do carnaval e teve sua caricatura exposta na Avenida do Samba.
Em 24 de outubro de 2021, Carlos Roberto faleceu na Santa Casa de Misericórdia em Sacramento em decorrência de complicações de um câncer, contra o qual lutava desde 2016. Tiola deixou seu legado na história do Carnaval de Sacramento.
“Por tudo que representou para o Carnaval de Sacramento, o grande sambista da Escola do Areão e outras recebeu 21 medalhas consecutivas como melhor passista. Com Justiça foi homenageado em 2017, pelo Movimento Negro com o troféu “Identidade Negra” e, em 2020, no carnaval do bicentenário” (O Estado do Triângulo, pág. 9)
Referência:
Jornal O Estado do Triângulo, edição de outubro de 2021.
Fonte
Texto: Eliana Garcia Vilas Boas
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG