Projetos >> Personalidades do Carnaval

RONI MARCOS DA SILVA

O passista que conquistou a plateia

Roni Marcos da Silva nasceu em Sacramento no dia 17 de maio de 1972, filho de Eurípedes Jonas da Silva (in memoriam) e Maria Elizena Gabriel, cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Barão da Rifaina.  Tem uma filha, Roniele.

Roni é uma importante personalidade do Carnaval sacramentano, a participação na festividade vem desde a infância como passista mirim. Ele recorda que sua referência como passista era seu tio Carlos Roberto Gabriel (Tiola), consagrado passista do Carnaval Sacramentano, foi com ele que aprendeu a sambar.

Incentivado pelos carnavalescos: sua mãe Maria Elizena (Baiana), Tiola (passista), Dalva (porta bandeira), “Avelu” (presidente da Mocidade) e seus amigos, desfilou na Escola de Samba “Mocidade Alegre Sacramentana” como passista mirim juntamente com a “Zezé" onde ganhou seu primeiro prêmio em 1982.

“A primeira aula que eu tive para desfilar, foi com a Zezé que depois me acompanhou na passarela do Samba, Zezé era uma passista grande e sambava muito bem.”  Nos anos seguintes, desfilou para a “Grêmio Recreativo Beija - Flor Sacramentana” (sendo um dos membros fundadores) e também pelos bloquinhos carnavalescos.

Nos últimos anos de competição, já na categoria de passista adulto desfilou para Escola de Samba “Unidos do Areão”, quando foi nomeado pelo Polaco (in memoriam) como Hors – Concours (pessoa que ganhou várias vezes consecutivas).

Roni eternizou seu nome na história do carnaval de Sacramento sendo um dos homenageados, em 2021, no Carnaval dos 200 anos, sua simpatia, gingado e carisma com o público estará sempre na memória dos sacramentanos.

“Fiquei muito honrado, ao ver todos na avenida, ter que cumprimentar as autoridades e o público”. Roni faz questão de repetir seu slang “Rei quando é rei, nunca perde a majestade.” 


Roni, recomenda que as gerações futuras de passistas "tenham carisma, agilidade e saibam dividir a passarela, movimentar –se  e por último, retornar ao centro para que todos os vejam. Na avenida é preciso sorrir, cumprimentar as autoridades, o público, mostrar sua felicidade e satisfação.” 

Referência:

Subsídios fornecidos por Roni Marcos da Silva, em entrevista concedida a Ana Maria Florentino Batista.

Fonte

Texto: Ana Maria Florentino Batista e Eliana Garcia Vilas Boas / Revisão: Dimas da Cruz Oliveira

 

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG