A baiana que marcou a História do Carnaval Sacramentano
Eva Dos Santos Nascimento, conhecida como mãe Eva, dona Eva, mãezinha, “mainha”, veio para Sacramento em 1969 com os oito filhos ainda pequenos. Ela é baiana da gema, da cidade de Xique – Xique /BA.
Dona Eva teve uma vida árdua; mas, como mulher de caráter inquestionável e personalidade marcante, sempre deu o melhor de si. Foi dançarina juntamente com seu marido, o Sr. Francisco, nos salões carnavalescos, sendo considerados os melhores dançarinos. Dona Eva dançava mesmo grávida; e todos os filhos herdaram o gosto pela dança que lhes veio, assim, do ventre materno: todos eles são dançarinos, ritmistas e músicos.
E o reinado da dança segue, portanto, de geração para geração. Ela chegou a ser diretora social no Clube XIII de Maio, trazendo então a famosa banda do Adão. Dona Eva começou a desfilar na escola de samba XIII de Maio de baiana, juntamente com os filhos e netos; todos se apresentavam com muito entusiasmo; sendo convidados para se apresentar em vários lugares de Sacramento e região.
A ala da baiana, não parou por aí, vieram às escolas de samba: “XIII de Maio, Clube dos Operários, Mocidade Alegre Sacramentana, Tradição Sacramentana e Beija Flor”. Esta ala era dotada de sincronia, resultando numa alegoria perfeita, ensaiada pela filha Zezé. Finalmente veio o reconhecimento do mérito: a baiana mais velha do carnaval de Sacramento chegou a ser consagrada “hors concour”. Mas, dentre todos os seus títulos, os que ela mais considerava eram seus próprios filhos.
Eva Dos Santos Nascimento era humilde e sempre estava com um sorriso no rosto, gostava de cantar, tocar e dançar.
Dona Eva faleceu em 25 de abril de 2019, deixando seus ensinamentos aos filhos, genros, noras, netos, bisnetos e amigos, tendo seu nome imortalizado na história do carnaval de Sacramento.
“O céu sempre está em festa, com o carinho, sorriso e charme da Dona Eva”.
Homenagens Recebidas:
Na cidade de Sacramento Foi homenageada na Câmara Municipal pelo ex – vereador Cleber Rosa Cunha;
Em 2012 - personalidades que fazem história pelo prefeito Wesley de Santi de Melo;
Em 2017- recebeu o troféu “Identidade Negra” no salão “XIII de Maio” pelo prefeito Wesley de Santi de Melo;
Em 2020 - já "in memoriam", foi uma das homenageadas no carnaval dos 200 anos de Sacramento/MG, “Eu Faço Parte Dessa História” pelo prefeito Wesley de Santi de Melo.
Na cidade de Nova Ponte foi Homenageada como Miss Simpatia na 3ª idade. Rainha da Pipoca na 3ª idade.
Fonte
Texto: Eliana Garcia Vilas Boas com subsídios fornecidos por Maria José do Nascimento
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG