Projetos

Museu Histórico Corália Venites Maluf

Erguido num estilo arquitetônico que imita o colonial, o edifício exibe sete amplas sacadas e portas magnificamente talhadas em madeira, que lembram as portas das igrejas do povoado do Desemboque. Sua localização é na Rua Vigário Paixão, em um terreno que, em tempos passados, pertencia à Escola Afonso Pena Júnior.

A cerimônia de inauguração, conforme consta em registro de ata, ocorreu em 31 de janeiro de 1983, sob a gestão do então Prefeito Municipal, Dr. José Alberto Bernardes Borges.

Para conceber o edifício, o prefeito teve a engenhosa ideia de aproveitar parte do antigo pátio da então Escola Estadual Afonso Pena Júnior, na área assinalada pela presença do "antigo abacateiro", mediante a remoção do muro que ficava em frente à Rua Vigário Paixão; isso só se tornou possível, aliás, graças a uma concessão feita pelo Estado de Minas Gerais.

De forma unânime, foi selecionado o nome da renomada educadora D. Corália Venites Maluf, já falecida na época, como patrona do Museu. A escolha do nome de D. Corália reflete o momento histórico da inauguração, marcado pela reflexão da cidade acerca do seu progresso, refletido na mentalidade de seus habitantes.

Quanto à arquitetura, o prédio segue linhas simples do estilo colonial. Sua planta é retangular, com uma ampla área na parte térrea. No projeto original, foram planejadas muretas a meia altura para as exposições, mas essas muretas foram removidas durante a reforma de 2007. Atualmente, o acervo é exibido em expositores feitos de MDF e vidro, proporcionando uma melhor visualização das peças. O acesso principal é feito através de uma porta na fachada frontal, interligada à calçada por uma escadaria de madeira. Além disso, há um acesso lateral com uma rampa de acessibilidade, pelo lado da Rua Capitão Borges.

O edifício do museu é patrimônio cultural de Sacramento, tombado pela lei municipal de número 619, de 19 de novembro de 1998. O prédio abriga um acervo que retrata a história econômica, política, religiosa e cultural do município. Dentre os itens que compõem o acervo, destacam-se artefatos arqueológicos, religiosos, móveis e objetos pessoais, formando uma rica coleção que encanta os visitantes interessados em explorar a fascinante história de Sacramento.

A relevância do Museu Corália Venites Maluf transcende sua aparência de arquitetura colonial e se estende à preservação da memória e cultura da cidade. Este espaço histórico é um testemunho vivo da própria identidade de Sacramento e da importância que essa identidade representa em face das futuras gerações.

Este texto faz parte do Projeto 'Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento', que tem como objetivo divulgar a história das edificações de valor cultural e arquitetônico no município.

Referências.
BORGES, Domitila Ribeiro. Vele a Pena. Jornal da Manhã, Uberaba-MG, 1º de março de 1983.


CERCHI, Carlos Alberto. O Museu Municipal. Sacramento- MD: Destaque IN, nº. 94, 2 jan 2019.

JACOB, Amir Salomão. 30 ANOS DO MUSEU HISTÓRICO DE SACRAMENTO. Edição n° 1348 - 08 de Janeiro de 2013. O Estado do Triângulo. Disponível em: 

https://etnews.com.br/noticias/cronicas/2013/30-an...

, acessado em 12/11/2023

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG