Projetos

Máquina de beneficiar café

No final da década de 1910 e início da década de 1920, Sacramento se destacou na produção de café e arroz. Engenhos e máquinas de beneficiamento de grãos e cereais foram as primeiras indústrias da cidade e se concentraram, em sua maioria, nas proximidades da Estação dos Bondes.

Os galpões da empresa Café Crema foram construídos durante esse período com o propósito de armazenar e beneficiar arroz. Segundo um antigo funcionário, que posteriormente se tornou sócio, a construção foi liderada por Ângelo Crema, pedreiro renomado na cidade e que possuía uma construtora.

Inicialmente, os galpões eram propriedade de um grupo de empresários turcos. No entanto, um incêndio danificou o imóvel, levando à sua venda. Ângelo Crema e Clemente Marzola adquiriram os galpões e começaram a utilizar o espaço para beneficiar café. Com o passar do tempo, Ferrúcio Bonatti, Silvio Crema (filho de Ângelo) e Sebastião Scalon também se tornaram sócios daqueles empresários. A máquina de beneficiamento de café continua em operação até os dias atuais e ainda é administrada pela família Crema.

O estilo arquitetônico do imóvel segue as linhas das construções destinadas a atividades industriais no início do século XX. Ele apresenta alinhamento lateral, pavimento único e uma área designada para secagem de café. A estrutura de construção é mista, com um embasamento de pedra e concreto, paredes de alvenaria de tijolo com aberturas emolduradas em madeira e terra, piso de cimento rústico.
A fachada é ornamentada com desenhos geométricos que contornam cada segmento do imóvel, composto por quatro barracões, cada um com suas próprias portas. Sobre cada porta há uma pequena janela com esquadrias de ferro e vidro. Em frente ao imóvel há um amplo terreno cimentado utilizado para secar o café.

Em síntese, a história dos galpões da Café Crema traz até nós um testemunho vivo do passado industrial de Sacramento, que prosperou como centro de produção e beneficiamento de café e arroz no início do século. Hoje, esses galpões preservam uma máquina de beneficiamento de café, contribuindo assim para manter viva a rica herança cultural da região.

Este texto faz parte do Projeto 'Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento', que tem como objetivo divulgar a história das edificações de valor cultural e arquitetônico em Sacramento.

Referências:
CERCHI, Carlos Alberto. Memória Fotográfica de Sacramento: 1900-2000. Uberlândia MG: Gráfica Brasil. 2004.


ALMEIDA, Fernanda Cerchi Bonatti; BOAS, Eliana Garcia Vilas; e, MARQUES, Pablo Henrique de Almeida. Inventário do Patrimônio Cultural de Sacramento, 2022. Consulta realizada no Arquivo Público Municipal de Sacramento.

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG