A Avenida Municipal, atualmente denominada de Avenida Benedito Valadares, é notável pela presença de construções históricas nostálgicas que remontam ao final do século XIX e início do século XX. Essa via pública ainda preserva sua pavimentação original de pedra basáltica e calçadas bem conservadas, evocando épocas passadas. No centro desse conjunto histórico, emerge a Casa Mogico, um ponto de referência especial daquela arquitetura que nos convida a desvendar sua história singular.
A Casa Mogico, um ponto comercial da mais rica tradição, foi construída em 1894 pelo Sr. Hermógenes Ernesto de Araújo, mais conhecido pelo carinhoso apelido de "Mogico" e pai de Eurípedes Barsanulfo, o célebre médium espírita de Sacramento.
Esse estabelecimento oferecia uma ampla gama de produtos, desde arame farpado até sedas finas. Após o falecimento do Sr. Mogico, em 1924, o negócio passou a ser gerenciado por Odulfo Wardil e José Resende da Cunha. José Resende assumiu a direção do comércio no período que vai de 1934 a 1952, quando encerrou suas operações. Em 1954, o ponto passou a servir de sede para a Farmácia Avenida, que lá permaneceu até 1977. Atualmente, o imóvel abriga a loja de produtos agropecuários Agropac.
A estrutura original do imóvel era composta por esteios de madeira e fechamento em adobe, seguindo o estilo colonial predominante na época. Ao longo do tempo, com a transformação do edifício em farmácia, observa-se que a estrutura já tinha sido modificada, sofrendo alterações na largura das portas e tendo sido introduzida abertura de uma pequena janela na parede lateral esquerda, o que refletia sua adaptação às necessidades comerciais.
A Casa Mogico exibe um estilo arquitetônico eclético, com destaque para a fachada ornamentada, incluindo um frontão retilíneo com uma inscrição central. A arquitetura do edifício é marcada por linhas retilíneas e uma decoração simples. A construção possui apenas um pavimento e utiliza alicerce de pedra, paredes de tijolo e um telhado com telhas de cerâmica do tipo francesa.
A Casa Mogico, aninhada no coração da Avenida Benedito Valadares, personifica a rica história arquitetônica de Sacramento. Através das décadas, essa casa não apenas testemunhou as continuas transformações da paisagem urbana como também foi adaptada às necessidades da atividade comercial a que serviu e ainda serve. Assim, a construção desempenha um papel de destaque, contribuindo para enriquecer ainda mais o já pujante cenário arquitetônico de Sacramento e convidando-nos a meditar sobre o significado daquele cenário, enquanto resiste na paisagem da avenida, algo modificada, aliás, por construções modernas, pertencentes a outro estilo.
Este texto faz parte do Projeto 'Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento', que tem como objetivo divulgar a história das edificações de valor cultural e arquitetônico em Sacramento.
Referências:
CERCHI, Carlos Alberto. Memória Fotográfica de Sacramento. 1900-2000. Uberlândia MG: Gráfica Brasil. 2004.
BORGES, Adriana Gobbo; ABDALA, Alessandro; BOAS, Eliana Garcia Vilas; ALMEIDA, Fernanda Cerchi Bonatti de SILVA, Flânder Gustavo Alves; BIANCO, Luiza Coelho Del; MARQUES, Pablo Henrique de Almeida. Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural de Sacramento. Sacramento, 2021. Arquivo Público Municipal de Sacramento.
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG