Projetos

Antiga Cadeia Pública (Arquivo Público)

O prédio da antiga cadeia, hoje abrigando o Arquivo Público Municipal, foi construído na década de 1920 durante a época áurea da produção cafeeira no Brasil e o transcorrer de grande desenvolvimento urbano. A cidade já contava com infraestrutura ferroviária, fornecimento de energia elétrica e linha de transporte, por meio de bondes elétricos, até à estação ferroviária.

A obra foi realizada pelo construtor Jácomo Pavanelli, coincidindo com a construção de um outro importante monumento arquitetônico da cidade: o Grupo Escolar Afonso Pena. A construção da nova cadeia, em substituição da antiga, foi devida ao crescimento da cidade e à necessidade de atender a requisitos de segurança.

A Cadeia Pública desempenhou seu papel até à década de 1980, quando uma nova cadeia foi construída na periferia da cidade. Após o encerramento de suas funções, o imponente prédio passou por um período de abandono e deterioração.

Em 1999, a prefeitura iniciou processo de restauração, concluído em 2000, transformando o edifício na sede do Arquivo Público Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural. Hoje, o edifício abriga a Secretaria Municipal de Cultura e o Arquivo Público Municipal.

O Arquivo Público Municipal Cônego Hermógenes Casimiro de Araújo Bruonswik foi criado em 1989 para coletar, estudar, classificar e arquivar material relacionado à história e cultura de Sacramento. Inicialmente, os trabalhos arquivísticos foram realizados na antiga Escola Maria Crema e, em 2000, foram transferidos para o prédio da antiga Cadeia Pública, onde o Arquivo permanece até hoje.

O edifício apresenta um estilo eclético, com uma fachada bem preservada que exibe simetria e equilíbrio. As janelas e a porta principal são realçadas por colunas esculpidas. Embora as janelas já não sejam as originais, elas mantêm o estilo da época. Uma borda decorativa envolve toda a construção. Acima da porta principal, você encontrará diferentes tipos de decoração em forma de triângulos e arcos. A planta do prédio é em forma de U.

O acesso ao local é feito por uma escadaria de pedra, que foi construída quando a rua foi pavimentada e precisou ser nivelada com o piso da construção. O prédio tem apenas um andar, com teto alto. A diferença de altura entre a entrada e o interior é resolvida com uma escadaria que percorre toda a largura da fachada.

A construção foi erguida com paredes de tijolos maciços, um embasamento de pedra e um telhado feito de telhas cerâmicas do tipo francês, estando as decorações concentradas na fachada principal.

Este texto é parte do "Projeto Arquitetura e Memória", dedicado à preservação da história arquitetônica de Sacramento.

Referências:
CERCHI, Carlos Alberto. Memória Fotográfica de Sacramento. 1900-2000. Uberlândia MG: Gráfica Brasil. 2004.


BORGES, Adriana Gobbo; ABDALA, Alessandro; BOAS, Eliana Garcia Vilas; ALMEIDA, Fernanda Cerchi Bonatti de SILVA, Flânder Gustavo Alves; BIANCO, Luiza Coelho Del; MARQUES, Pablo Henrique de Almeida. Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural de Sacramento. Sacramento, 2021. Arquivo Público Municipal de Sacramento.

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG