Projetos

Residência de Evangelino Cunha

O edifício se encontra no coração de Sacramento, defronte à Praça Getúlio Vargas e nas imediações da Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, um local emblemático, portanto, que marca a fundação da cidade. Aliás, as construções dessa área compartilham, em sua maioria, uma tipologia arquitetônica característica do início do século XX, incorporando reminiscências coloniais e o estilo eclético; além disso, é possível identificar edificações que refletem as características do modernismo das décadas de 30 e 40.

Registrada nos livros de impostos municipais desde 1945, em nome de Evangelino Cunha, a propriedade passou posteriormente para as mãos de seu filho, Haroldo Adrião Cunha, um renomado artista plástico da cidade, falecido em 2020. No corrente ano (2023), o imóvel foi colocado a venda pelos herdeiros. Não há informações adicionais disponíveis sobre a história da residência.

A construção desperta o nosso interesse pelas suas características arquitetônicas típicas do final do século XIX e início do século XX, seguindo o estilo eclético. No lado direito da residência tem destaque um jardim delimitado por muro baixo de concreto vazado em formas circulares, acompanhado por uma garagem coberta no final da área.

A fachada da propriedade está dividida em duas partes: à esquerda, quatro janelas de madeira e vidro; à direita a entrada da residência, que conduz a um alpendre. Esse alpendre, cercado por um muro baixo e construído em concreto vazado e colunas, está em sintonia com o jardim. Elementos decorativos de significado são visíveis na parte superior das janelas e do alpendre, assim como na platibanda, que também apresenta pináculos.

A residência de Evangelino Cunha representa um patrimônio de valor inestimável situado na zona central da cidade, marcando o primeiro núcleo de ocupação urbana em torno da área onde foi erigida a primeira capela e que hoje abriga a Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Devido ao elevado índice de especulação imobiliária predominante na cidade hoje, torna-se imperativa a implantação de políticas de preservação desses bens dotados de grande importância histórica. Esse processo de resguardo da memória da cidade não apenas contribui para a manutenção da sua identidade própria, mas também proporciona às futuras gerações o pleno acesso à significativa história local.

Este texto faz parte do Projeto 'Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento', que tem como objetivo divulgar a história das edificações de valor cultural e arquitetônico em Sacramento.

Referências:
ABDALA, Alessandro; ALMEIDA, Fernanda Cerchi Bonatti; BOAS, Eliana Garcia Vilas; BORGES, Adriana Gobbo; SILVA, Flânder Gustavo Alves; BIANCO, Luiza Coelho Del; MARQUES, Pablo Henrique de Almeida. Inventário do Patrimônio Cultural de Sacramento. Sacramento, 2021. Documento disponível no Arquivo Público Municipal de Sacramento.


CERCHI, Carlos Alberto. Memória Fotográfica de Sacramento: 1900-2000. Uberlândia MG: Gráfica Brasil. 2004.

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG