Projetos >> Talentos da Escrita

Júlio César Pereira

Projeto Talentos da Escrita

Júlio César Pereira é natural de Sacramento, sendo filho de Maria de Lourdes Pereira (Dona Nega) e José Francisco Pereira (Curtume), seus irmãos são: Eny de Lourdes Pereira, Nancy de Lourdes Pereira, Carlos Mayer Pereira, Paulo de Tarso Pereira, José Antônio Pereira e Adriano Luis Pereira. Júlio César é “filho de fundadores do “13 de Maio Futebol Clube”, neto, sobrinho e herdeiro de Congadeiros, Moçambiqueiros e foliões de reis da cidade de Sacramento”. 

A infância de Júlio César foi na “Rua dos Inconfidentes”, nessa época a rua era o parque de diversão das crianças, tendo as seguintes brincadeiras: jogo de bola, queimada, morto ou vivo, pega-pega, estátua, esconde – esconde, entre outras. Ele estudou na Escola Estadual Sinhana Borges e na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, sendo um aluno exemplar que, através do incentivo da mãe, tomou gosto pela leitura e pela escrita. Já naquela ocasião ele lia revistas de Heróis em Quadrinhos e também livros de coleções de bolso, além dos clássicos da literatura universal, portuguesa e nacional. Para Júlio César a educação é à base da formação do indivíduo, sendo a busca pelo conhecimento uma constante em sua própria vida.  

“Faço parte de uma família de pessoas voltadas para o esporte e cultura. Meu pai era músico e futebolista. Fundador do “13 de maio futebol clube”. Fui atleta de karatê e por muitos anos dei aulas e formei atletas e faixas pretas da modalidade em que estou até hoje I na cidade dando aula. No segmento cultural fundei, em 2010, o “Coletivo Prosa Boa e Arte”, que propunha levar arte e cultura aos espaços públicos. Fizemos muita vernissage, feiras, apresentações musicais exposições fotográficas, e um cine clube. A primeira e segunda edição do festival, hoje conhecido como Rock In Sacra, foram realizadas pelo coletivo  onde eu era coordenador”. 

Júlio César é Sociólogo pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) de São João Da Boa Vista - SP. Ele fez curso de extensão em Movimentos Culturais Populares e Vestimenta pela Anhembi Morumbi - SP. É pesquisador nas áreas de cultura negra e manifestações culturais com foco na Congada e Moçambique. Júlio é autor dos livros: “Sancas e Marimbas - A Saga do Terreirão” que fala sobre a fundação do “13 de Maio Futebol Clube” e “Sobre Melros, Pássaros-Pretos e Borboletas” que aborda as práticas culturais das Congadas que sempre estiveram presentes na cultura mineira. Esse tipo de manifestação é um culto aos ancestrais, baseado na ancestralidade da realeza, tendo como princípio fundamental a moral religiosa. 

Registrando o valor da comunidade negra nesses 200 anos de Sacramento, o livro retrata passagens históricas desde a fundação da cidade até aos dias atuais. O livro também registra e valoriza o movimento cultural da comunidade negra e não se esquece de que nossa cidade foi formada por índios, negros e trabalhadores livres.

Valorizando nossos heróis ao longo da história, o livro tem como uma de suas referências a fundação do “13 de Maio”, centro ideológico da comunidade negra. 
Júlio César é um grande conhecedor das tradições culturais da comunidade negra na cidade de Sacramento. Em suas obras o autor se propõe a escrever sobre essa cultura e sua vivência dela, nos presenteando com uma escrita sensível e autêntica, que mostra pleno domínio do assunto. 

É, portanto, com profunda satisfação que a Associação Movimento Cênico, homenageia o escritor Júlio César Pereira com a publicação de sua biografia no projeto “Talentos da Escrita: Revelando os Escritores de Sacramento”.

 Obras publicadas

Urbanejar- 2004
Sancas e Marimbas a saga do Terreirão – 2008 
Sobre Melros, Pássaros – Pretos e Borboletas- 2020.  
 

Sobre a autora:

Eliana Garcia Vilas Boas é formada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Pós-Graduada em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É Gestora Cultural, e atualmente trabalha na Secretaria de Cultura da cidade de Sacramento. É também membro da Associação feminista Coletivo Bitita, da Associação Companhia Movimento Cênico, fundadora da Embaixada Politize Sacramento e redatora no projeto “Sacramento: Cultura, História, Patrimônio, Conhecimento e Arte”.  A profissional já atuou como pesquisadora em vários projetos, entre eles: “Vida por escrito: organização, classificação e preparação do inventário da obra de Carolina Maria de Jesus" e na exposição “Um Brasil para os Brasileiros”, realizada pelo Instituto Moreira Salles - SP.

Fonte

Texto: Eliana Garcia Vilas Boas / Revisão: Dimas da Cruz Oliveira

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG