A escritora que te leva a viajar à Terra do Arco-íris
Terezinha Luiza Zandonaide, mais conhecida pelo pseudônimo de Teca Zandonaide, nasceu no arraial de Perdizinhas – MG (município de Perdizes); sendo filha de José Gerolim e Maria de Lourdes Gerolim. Irmã de Maria das Graças Gerolim e Celina Gerolim. Aos 9 anos de idade, Teca se mudou com sua família para a cidade de Sacramento; ela relata que começou a trabalhar muito cedo, aliás, desde pequena atuava como assistente de seu pai, que era farmacêutico.
Teca estudou na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida desde o primário até à sua formação técnica em Contabilidade e Magistério. Depois de formada, saiu da farmácia e passou a lecionar na Escola Cel. José Afonso de Almeida, à noite na Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior, exercendo por 12 anos o cargo de professora. Quando teve seu terceiro filho, pediu exoneração e passou a trabalhar no estabelecimento do seu marido Antônio Claret Zandonaide, que precisou se afastar para cuidar do irmão doente.
Teca Zandonaide teve três filhos: Beatriz, Antônio Claret Filho e Alexandre. Atualmente, no seu lazer, cuida dos netos e se dedica à escrita de seus livros. Ela relata que sua paixão pela leitura e escrita vem desde os 4 anos de idade; no primário já inventava histórias e, ao cursar o ginásio, escrevia peças de teatro, dirigia e também atuava. Teca possui grande apreço pela cultura; “eu amo ler, amo escrever, amo a música, o teatro e a orquestra!”
Teca relata que se dedicou aos cuidados dos pais; foi quando “ao vê-los velhinhos decidiu que ela não queria uma velhice sem fazer nada; e já que ela não gosta de nada convencional, como, por exemplo, crochê, bordado e pintura, então ela começou a reescrever suas produções; mas, desta vez, já editando suas obras”. Como amante da leitura, Teca gosta de compartilhar o seu conhecimento; após ler os livros, ela os doa à Biblioteca Pública Municipal Dr. José Valadares da Fonseca; e como maneira de deixar um legado para a posteridade, “eu sempre assino meu nome na página 35 é, uma forma de não deixar passar”.
Foi inspirada na doçura e pureza das crianças, na beleza pela natureza e no amor pela família que em, 2000, Teca Zandonaide lançou o primeiro volume da coleção “Na Terra do Arco – Íris” contendo 3 livros de contos infanto-juvenis; o segundo volume foi lançado em 2006, e o terceiro em 2008. Atualmente Teca continua escrevendo, aliás citou que pretende publicar 2 livros contendo suas memórias.
Teca Zandonaide recomenda que os pais incentivem a leitura e a busca pelo conhecimento, “amem a leitura, amem os livros porque eles nos deixam mais sábios”.
Externamos nossos agradecimentos à escritora Teca Zandonaide por ter compartilhado sua história conosco e também por incentivar os jovens à leitura e ao cultivo das artes em geral.
Homenagens:
Em 16 de setembro de 2004, Teca Zandonaide recebeu o Prêmio de Literatura Infantil e Infanto Juvenil em alusão ao ”Centenário de Alaíde Lisboa de Oliveira”, pelo livro Na Terra do Arco-Íris, premiado no concurso realizado pela Academia Mineira de Letras, Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e a Academia Feminina Mineira de Letras.
Em 29 de outubro de 2007, Teca recebeu na Câmara Municipal de Sacramento o título de Cidadania Sacramentana.
Em 2020 na ocasião dos 200 anos de Sacramento, no Dia Internacional da Mulher, Teca foi escolhida para ser uma das 200 mulheres homenageadas pela Prefeitura Municipal de Sacramento, e na data plantou a árvore de sua família no Bosque do bicentenário Professora Balta dos Reis Bizinoto.
Sobre as autoras:
Eliana Garcia Vilas Boas é formada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Pós-Graduada em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É Gestora Cultural, e atualmente trabalha na Secretaria de Cultura da cidade de Sacramento. É também membro da Associação feminista Coletivo Bitita, da Associação Companhia Movimento Cênico, fundadora da Embaixada Politize Sacramento e redatora no projeto “Sacramento: Cultura, História, Patrimônio, Conhecimento e Arte”.
Ana Maria Florentino Batista nasceu em Sacramento, em 2000. Graduanda em Psicopedagogia, atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Cultura; e é redatora no projeto Sacramento: Cultura, História, Patrimônio, Conhecimento e Arte. Em seu tempo livre, é uma leitora voraz e se aventura a escrever alguns poemas reflexivos.
Fonte
Texto: Ana Maria Florentino Batista e Eliana Garcia Vilas Boas / Revisão: Dimas da Cruz Oliveira
A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011
Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG