Projetos >> Talentos da Escrita

Carlos Alberto Cerchi

Projeto Talentos da Escrita

Carlos Alberto Cerchi ou, simplesmente, “professor Berto”, é natural de Sacramento, Estado de Minas Gerais. Nasceu no dia 25 de junho de 1950, pelas mãos da parteira Edalides Milan de Rezende, na casa da Rua Tiradentes nº 55, no Bairro Rosário, sendo filho de Quinto Cerchi e Olga Bertolucci, e o penúltimo dos doze filhos  do casal; Berto se tornou pai de quatro filhos: Maria Cerchi, Carlo Alberto, Henrique Quinto e Olga Cerchi.


Sua infância transcorreu num ambiente cheio de alegria e amizade; ele se recorda que brincava com os irmãos e crianças na Praça do Rosário e no Campinho de Futebol próximo ao seminário do Santíssimo Redentor. Os poços do Chorão, Voltinha e Barro Preto eram as piscinas naturais onde a meninada praticava natação; veio depois o Rio Grande; a natação se tornou assim o seu esporte preferido. Berto também jogou futebol no Rosário Esporte Clube e no Esporte Clube Mariano. Na juventude foi diretor do Rosário Esporte Clube e do Esporte Clube Mariano; foi também líder estudantil nas gincanas promovidas pela União Estudantil Sacramentana. 


Carlos Alberto trouxe da infância o exemplo e o ensinamento de seus pais; assimilou ao longo de sua formação rígida, dentre outras qualidades e virtudes: coerência, respeito, determinação, perseverança e amor ao próximo. Ele cursou o primário no Grupo Escolar Doutor Afonso Pena Junior e no Colégio Allan Kardec, com o professor Antenor Germano; depois, concluiu o primeiro e o 2º grau na E. E.  Coronel José Afonso de Almeida.


Formou-se em História Natural com habilitação em Ciências e Biologia, pela FISTA- Faculdade  Integradas “Santo Tomás de Aquino”, de Uberaba-MG em 1977. Lecionou durante quarenta anos, educando jovens de Rifaina, Araxá e Sacramento, onde trabalhou na Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, lá se aposentando em 2015.


Carlos Alberto Cerchi é uma personalidade que explora os vários aspectos do seu ser, por este motivo não se limitou apenas à profissão de professor: foi vereador na cidade de Sacramento durante três mandatos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal em duas ocasiões.


Dinâmico e engajado nas causas culturais, atualmente é membro da Companhia de Teatro Movimento Cênico e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro; com a escrita, se revelou fiel guardião da história, memória e cultura de Sacramento. Fundou, em 1995, a revista “Destaque In”, de cunho cultural, que aborda também temas relativos à política e ao meio ambiente; em 2003 fundou, juntamente com o historiador Alessandro Abdala, a Editora Bertolucci; ele ainda ocupou o cargo de Secretário Municipal de Cultura (2017 a 2020); atualmente é Subsecretário.

 
Como agente cultural, Carlos Alberto sempre lutou em defesa da preservação do Patrimônio Cultural de Sacramento; em seu livro “Os Bondes de Sacramento”, por exemplo, ele recupera a memória de histórias já vividas e esquecidas por muito tempo, apresentando explicações sobre como se deu o desenvolvimento de Sacramento. Em “Memória Fotográfica de Sacramento 1900-2000”, fazemos uma viagem extensa  pela  história da Sacramento, onde o ontem e o hoje se misturam.


O professor e escritor Carlos Alberto busca contextualizar e preservar a memória das grandes personalidades de Sacramento, sendo ele um dos grandes responsáveis por promover a imagem e os trabalhos de Carolina Maria de Jesus, hoje reconhecida como nossa escritora maior, além de fazer uma aproximação entre o ator Lima Duarte e a preservação do Desemboque, berço da sociedade do Triângulo Mineiro.


Como escritor, o professor Berto ainda publicou os livros: “Poesia Sem Pressa”- 1976; “Apologia Naturalista” – 1980; “Ainda Vivo” – 1989; “Desemboque, Documentário Histórico e Cultural” – 1986; e as revistas: “Revista Cosmovisão” – 1984 e “Revista de História” – 1989.   Neste ano de 2022 será lançado o seu livro mais recente: “Maria: Saga de uma Imigrante”.  Trata-se da história da matriarca da família do autor, que veio da Itália para o Brasil, e que se tornou fonte de inspiração para muitos de nós.  


Cerchi relata que são vários os motivos que o inspiram; suas produções poéticas foram iniciadas na adolescência, sendo de cunho algo melancólico, geralmente estimuladas pelas desilusões da vida. Serviu-lhe de modelo o escritor sacramentano Homilton Wilson, que o presenteou com uma linda poesia. Para Carlos Alberto, Sacramento merece ser chamada de “terra dos poetas”. Para ele, outros exemplos marcantes do talento poético de Sacramento são: Cleonice Castor, Roberto Crema e Eurípedes Barsanulpho. Ele considera que a cidade de Sacramento ingressou no ciclo da poesia quando morreu o irmão do Cônego Hermógenes, o Padre Antônio Dominiense; por outro lado o famoso Vigário Silva, de Uberaba, fez um poema para o Cônego Hermógenes em forma de soneto, lá por volta de 1830, recebendo também a resposta sob a forma de outro poema.    


Berto sempre teve coragem de lutar pelos seus ideais, sendo homem de princípios éticos; quando participou da vida política da cidade, por exemplo, respeitou todas as normas da gestão pública; e na educação lecionou de forma didática e livre, sobrepondo-se, durante sua carreira no magistério, a todos os desafios e críticas que encontrou.


É, portanto, com profunda satisfação que a Associação Movimento Cênico homenageia o escritor Carlos Alberto Cherchi com a publicação de sua biografia no projeto “Talentos da Escrita: Revelando os Escritores de Sacramento”.

Deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos a esta personalidade que não mede esforços e sacrifícios para ensinar nossos jovens e para exaltar, através de suas obras, a importância da história de Sacramento. 


Obras publicadas:  

Poesia Sem Pressa - agosto 1976; 
 

Apologia Naturalista: Antologia – fevereiro de 1980; 
 

Ainda Vivo –Poesia e Conto- fevereiro de 1989; 
 

Os Bondes de Sacramento – outubro de 1991;

Antologia (coautoria) – novembro de 2000

Memória fotográfica de Sacramento – 1900/2000 – janeiro de 2004

Djalma Santos: biografia autorizada - janeiro de 2020;

Maria: Saga de uma Imigrante – abril de 2022. 

 

Referências: 


CERCHI, Carlos Alberto. Entrevista concedida a Leonel Guissoni; sobre a vida e obra de Carlos Alberto Cerchi. Sacramento 15 de outubro de 2021. Disponível no Arquivo Público Municipal. 


CERCHI, Carlos Alberto. Entrevista concedida a Eliana Garcia Vilas Boas; inspiração poética. Sacramento 21 de julho de 2021. 

 

Sobre os autores: 

Eliana Garcia Vilas Boas é formada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Pós-Graduada em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É Gestora Cultural, e atualmente trabalha na Secretaria de Cultura da cidade de Sacramento. É também membro da Associação feminista Coletivo Bitita, da Associação Companhia Movimento Cênico, fundadora da Embaixada Politize Sacramento e redatora no projeto “Sacramento: Cultura, História, Patrimônio, Conhecimento e Arte”.  A profissional já atuou como pesquisadora em vários projetos, entre eles: “Vida por escrito: organização, classificação e preparação do inventário da obra de Carolina Maria de Jesus" e na exposição “Um Brasil para os Brasileiros”, realizada pelo Instituto Moreira Salles - SP.

 

Leonel Guissoni, 31 anos, sacramentano, cursando graduação em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Estagiário na Prefeitura Municipal de Sacramento, na Secretaria de Cultura, Setor de Patrimônio. Tem grande apreço pela leitura, campo que gosta de explorar as várias possibilidades de textos, histórico, filosófico, ficcional e bibliográfico. Também gosta de filmes e séries que retratem momentos históricos.

Fonte

Texto: Leonel Guissoni e Eliana Garcia Vilas Boas/ Revisão: Dimas da Cruz Oliveira / Arte: Alessandro Abdala

A Associação Companhia Movimento Cênico é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de janeiro de 2011

Fale Conosco
 (34) 98824-9535
 (34) 98824-9535

Avenida Coronel José Afonso de Almeida, nº 250 -
CEP 38.1900-000 -
Sacramento/MG